14 mar 2022 Eleição

Vivemos um momento tenso

Este ano começou com grandes turbulências no cenário nacional e internacional. O conflito entre Rússia e Ucrânia, independentemente de sua solução, afetará dramaticamente o mundo por muito tempo.

No Brasil, iniciamos o ano com uma nova cepa da COVID-19, que aumentou a média diária de mortes pela pandemia. Além disso, enfrentamos o desastre de Petrópolis, que resultou em mais de 200 vidas perdidas. O que vemos pela frente não é uma brisa de primavera. Sabemos que a infraestrutura de muitas de nossas cidades não suporta as manifestações extremas da natureza, seja por falta de cuidado dos moradores, seja pela ausência de obras que poderiam evitar tragédias como as que temos presenciado.

Outro fato importante, mas que passa quase despercebido, são as barreiras para explorar as riquezas que possuímos, como o nióbio e os fertilizantes. Essa situação causa uma grande dependência das importações para atender à demanda da nossa agricultura.

O conflito entre Rússia e Ucrânia, de onde importamos grande parte desses insumos, afetará dramaticamente o agronegócio brasileiro. Temos a matéria-prima dos fertilizantes em nosso solo, mas a burocracia e as rígidas regras de proteção da Amazônia nos impedem de explorar essas jazidas. Se não cuidarmos, a Amazônia poderá se tornar Patrimônio da Humanidade, e perderemos a soberania sobre essa região e suas riquezas.

Por isso, brasileiros, temos que aproveitar este ano eleitoral para escolher criteriosamente nossos representantes. A Cidadão Alerta informará, nos próximos meses, vários sites onde poderemos avaliar os candidatos. Precisamos mudar nosso país e livrá-lo das pressões externas e interesses mesquinhos.

Para isso, devemos eleger legisladores que façam leis que protejam os verdadeiros interesses nacionais e escolher executivos sérios que não desviem o dinheiro público e trabalhem pelo nosso desenvolvimento. A oportunidade é agora.

Vamos mostrar a todos que a vontade do povo, expressa nas urnas, é soberana. Seja um cidadão alerta, compartilhe e participe.