Tragédias no Brasil
Quantas tragédias de repercussão nacional precisamos assistir todos os anos? Rompimento de barragens, incêndios em boates, desabamentos de prédios, enchentes, vazamentos de petróleo, sem mencionar os acidentes de trânsito, nos quais o Brasil ocupa o quinto lugar mundial em número de vítimas.
Esses eventos são noticiados e recebidos com naturalidade, mas as doações, indenizações e punições para os culpados, além das investigações, CPIs e novas leis, geram resultados parciais e tardios que não compensam as perdas das vítimas e seus familiares, nem atendem aos desejos da população em geral.
O que podemos fazer para que nossas expectativas se concretizem? Precisamos de providências que realmente mudem as condições de risco que enfrentamos diariamente, com leis realistas e eficazes que sejam cumpridas e obras definitivas. Queremos prevenir, não remediar.
Entretanto, o que acontece nos bastidores do Congresso e do Senado? Ações efetivas ou discursos vazios? A verdade é que os resultados são pobres, lentos e frequentemente movidos por interesses ilegítimos. Precisamos aproveitar a oportunidade de mudar esse estado de coisas, que no sistema democrático ocorre através do voto.
Devemos escolher conscientemente o candidato que melhor nos representa e acompanhar sua trajetória, cobrando desempenho e resultados. A Cidadão Alerta divulga em seu site informações sobre os candidatos, para que possamos nos informar adequadamente. Acompanhe nossas publicações e participe ativamente.