Quem é patriota, VOTA!
Quem é patriota e ama sua pátria, vota. Prezados senhores, senhoras e jovens patriotas, peço sua atenção para o momento difícil que nosso país está atravessando, principalmente devido aos problemas oriundos da pandemia da COVID-19 e dos desajustes entre os poderes.
Entretanto, não podemos perder de vista a grande oportunidade que temos pela frente para mudar esse cenário: as eleições de outubro de 2022. Em um sistema político democrático como o nosso, mudanças político-administrativas só podem acontecer através do voto.
Por isso, não só devemos votar, mas principalmente saber em quem votar. Se não votarmos, deixamos de exercer nosso direito de escolher quem melhor pode nos representar nos municípios, nos estados, no Congresso e na Presidência da República. E se você não vota, alguém que vota vai escolher esses representantes em seu lugar.
Depois, não adianta reclamar. O voto não pode ser visto como uma questão de obrigação, mas de direito. Votar é exercer seu direito de escolher pessoas capacitadas para nos representar junto aos poderes Legislativo e Executivo.
Sabemos que às vezes é difícil escolher em quem votar, mas na internet existem várias ferramentas de pesquisa que permitem investigar a vida dos candidatos. Alguns desses aplicativos podem ser encontrados no site da Cidadão Alerta, na aba de links importantes1. Além disso, é importante trocar ideias com amigos e ficar atento às promessas e programas de governo dos candidatos. Não se deixe enganar por promessas que, de antemão, sabemos que não serão cumpridas. Com certeza será difícil encontrar o candidato perfeito, mas com um pouco de esforço, através desse processo, podemos excluir os piores.
E para encerrar, um lembrete: quem não vota não é patriota. Seja um cidadão alerta, compartilhe e participe dos movimentos sociais. Juntos, podemos mais.