PEC 66: o risco de uma “Bomba Relógio” de R$ 883 bi em precatórios


O que Muda com a PEC 66?
A PEC 66 retira do teto de gastos federais, a partir de 2026, o pagamento dos precatórios — dívidas decorrentes de decisões judiciais definitivas. Também institui limites claros e escalonados, baseados na Receita Corrente Líquida (RCL) de cada ente federativo, para quanto estados e municípios deverão desembolsar anualmente com precatórios, com percentuais entre 1% e 5% da RCL, mesmo nos casos de estoques elevados dessas dívidas. Na prática, isso amplia o prazo dos débitos e posterga, quase indefinidamente, a quitação dessas obrigações. senado+1
Além disso, a forma de correção dos valores muda: sai a taxa Selic (muitas vezes superior a 13% ao ano nos últimos anos) e entra a fórmula IPCA + 2% ao ano, ou a Selic se for menor. Isso significa que o valor devido crescerá muito mais lentamente, corroendo, na prática, o poder de compra dos credores e estimulando o acúmulo de passivos. migalhas+1
Consequências de Médio e Longo Prazo
- Acúmulo de Dívida e Efeito Bola de Neve
Com percentuais de pagamento tão baixos frente ao estoque crescente e juros reduzidos, simulações mostram que a dívida com precatórios tende a se perpetuar e até multiplicar. No Paraná, por exemplo, cálculos indicam que o estoque saltaria de R$8,1 bilhões para R$19,8 bilhões em uma década — aumento de 143%. Em estados com situação fiscal ainda mais grave, como Mato Grosso e Pernambuco, as projeções apontam aumentos de mais de 2.000%. gazetadopovo+1
O resultado é o surgimento de uma “dívida perpétua”, pois mesmo a alíquota máxima de 5% da RCL será insuficiente para liquidar o passivo acumulado, especialmente considerando a entrada contínua de novos precatórios. oab
- Risco Moral e Quebra de Segurança Jurídica
A PEC institucionaliza o que o mercado chama de “calote oficializado”, ao permitir que entes públicos simplesmente empurrem com a barriga dívidas judiciais legítimas. Isso desestimula o cidadão a buscar o Judiciário para garantir seus direitos, já que a expectativa de recebimento se torna incerta e sujeita a sucessivos adiamentos. O ambiente de insegurança afasta investidores e desorganiza o mercado de precatórios, com deságios cada vez maiores e a falência de empresas e famílias que dependem desses pagamentos. gazetadopovo+1
- Perda de Credibilidade Fiscal e Efeito Nocivo nas Contas Públicas
Ao remover os precatórios da meta fiscal e suprimir a natureza obrigatória desses pagamentos, o Brasil transmite ao mundo uma mensagem perigosa: decisões judiciais podem ser postergadas à vontade do governante de turno. Isso mina a credibilidade fiscal e pode ser lido como um convite à irresponsabilidade, estimulando novos gastos sem o devido planejamento de longo prazo. blogdoibre.fgv+1
- Impacto Real na Vida dos Cidadãos e Empresas
A fila de espera para receber um precatório já ultrapassa, em alguns estados, 15 anos. Com as novas regras, haverá milhares de “herdeiros de precatórios”, famílias e pequenas empresas que jamais verão o valor de decisões judiciais favoráveis. Isso intensifica desigualdades e compromete planos de vida e de negócios, se traduzindo em menos consumo, menos investimento privado e, por consequência, menor crescimento econômico. gazetadopovo
- Precedente Perigoso e Distorções Permanentes
Talvez o mais grave seja a naturalização do problema. Ao tornar rotineiro o não cumprimento de obrigações judiciais, abre-se espaço para novas PECs de renegociação ou “securitização” da dívida, agravando o risco moral e comprometendo as bases do Estado Democrático de Direito. gazetadopovo
Considerações Finais
Ao invés de resolver o problema estrutural dos precatórios, a PEC 66 promete transformá-lo em uma bomba-relógio fiscal. O custo será medido não apenas em bilhões de reais, mas também em erosão institucional, perda de credibilidade internacional, desestímulo à cidadania e à iniciativa privada, e — mais grave — na perpetuação da ideia de que, no Brasil, a lei é maleável para os poderosos.
O debate, portanto, não é só fiscal: é ético e civilizatório. Se aprovada, a PEC 66 condena o país ao ciclo vicioso da inadimplência estatal e joga no colo das próximas gerações uma herança explosiva de meio trilhão de reais, ou talvez muito mais. O momento requer reflexão e coragem para enfrentar as causas, não apenas “chutar a conta para frente”.
Assessoria Cidadão Alerta
Fontes:
- https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2025/07/16/senado-aprova-em-primeiro-turno-nova-regra-para-precatorios
- https://www.gazetadopovo.com.br/economia/pec-66-2023-congresso-tira-precatorios-da-regra-fiscal-e-abre-espaco-para-mais-gastos-do-governo/
- https://www.migalhas.com.br/depeso/436320/pec-66-23-e-divida-perpetua-critica-a-luz-das-clausulas-petreas
- https://www.gazetadopovo.com.br/economia/precatorios-senado-calote-em-credores-dos-governos/
- http://www.oab.org.br/noticia/63259/juristas-apontam-inconstitucionalidades-na-pec-do-calote-nos-precatorios
- https://blogdoibre.fgv.br/posts/pec-6623-contornando-o-muro-fiscal-de-novo
- https://portalibre.fgv.br/noticias/pec-6623-contornando-o-muro-fiscal-de-novo
- https://www.instagram.com/p/DNQ6WtwMKup/
- https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2025/08/11/nova-proposta-para-precatorios-esta-pronta-para-votacao-em-segundo-turno
- https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/pec-66-vai-resolver-os-precatorios-nos-bracos-de-morfeu-ou-de-baco
- https://perman.adv.br/pec-66-2023-o-risco-de-um-passivo-bilionario/
- https://www.migalhas.com.br/quentes/434578/oab-questiona-pec-que-limita-pagamento-de-precatorios-de-municipios
- https://www.migalhas.com.br/depeso/432817/pec-66-23-e-o-dilema-entre-ajuste-fiscal-e-seguranca-juridica
- https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/pec-66-novo-calote-a-vista
- https://neofeed.com.br/economia/na-guerra-dos-precatorios-municipios-querem-ganhar-tempo-para-bancos-prorrogacao-estica-problema/
- https://fetamce.org.br/com-pec-dos-precatorios-estoque-de-dividas-dos-estados-e-municipios-deve-quadruplicar-em-10-anos/