Metade dos alunos vê escolas públicas como inseguras, aponta MEC


A recente pesquisa divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) escancarou uma realidade alarmante: quase metade (48%) dos estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental da rede pública brasileira não considera a escola um ambiente seguro para estudar e conviver. Realizado entre maio e junho de 2024, o levantamento ouviu mais de 2,3 milhões de adolescentes de escolas municipais e estaduais, trazendo à tona desafios que demandam resposta urgente do Estado.jornalsemanario+1
Dados revelam ambiente preocupante
O estudo, intitulado Relatório Nacional da Escuta das Adolescências nas Escolas, aponta que a percepção de insegurança é acentuada sobretudo nos anos finais do ensino fundamental. Entre alunos dos 6º e 7º anos, o índice já é preocupante — cerca de 36% relataram não ver a escola como local seguro. No entanto, a situação se agrava entre os mais velhos: 48% dos estudantes do 8º e 9º anos compartilham o mesmo sentimento.bancariosbahia+1
Além disso, a confiança nos adultos da escola e o sentimento de acolhimento diminuem conforme o avanço nas séries. Entre os mais jovens (6º e 7º anos), 75% dizem confiar em ao menos um adulto na escola, proporção que cai para 66% nos anos seguintes. O mesmo ocorre com o senso de acolhimento: de 58% para 45%.jornalsemanario+1
Declínio na valorização dos profissionais
Outro dado alarmante é o desgaste nas relações entre alunos e docentes. Apenas 56% dos alunos do 8º e 9º anos consideram que os profissionais respeitam e valorizam os estudantes, contra 71% entre os mais novos. A visão dos próprios alunos sobre o respeito aos professores também piora: só 26% valorizam os docentes nos anos finais, uma queda em relação aos 39% nos anos iniciais do recorte analisado.bancariosbahia+1
O relatório enfatiza que esse distanciamento representa um desafio estrutural para a educação pública, exigindo que o Estado promova ambientes escolares mais acolhedores, com fortalecimento do diálogo e da cultura de respeito mútuo.bancariosbahia
Diagnóstico é crítico para políticaspúblicas
Especialistas ouvidos pelo MEC e parceiros como o Unicef, Itaú Social e Consed destacam que a escuta e valorização dos adolescentes são etapas essenciais para o desenho de políticas públicas efetivas. Contudo, reconhecem que faltou atenção do governo federal aos anos finais do fundamental, cenário que contribuiu para o agravamento da sensação de insegurança nas escolas.jornalsemanario
“A escuta massiva dos adolescentes é inédita e apresenta o que eles realmente esperam”, observa Patrícia Mota Guedes, do Itaú Social. Para ela, o levantamento expõe que os jovens desejam escolas acolhedoras, envolventes e realmente comprometidas com o desenvolvimento humano.jornalsemanario
Resposta do governo: limitada e reativa
Apesar da gravidade dos números, as ações do governo federal têm sido pontuais e vistas como insuficientes por parte da sociedade e de especialistas. Iniciativas como a produção de cartilhas, recomendações e leis endurecendo penas para crimes em ambiente escolar foram recebidas mais como resposta a episódios extremos do que a uma transformação estrutural das condições de convivência nas escolas públicas. Muitas escolas, inclusive, ainda carecem de estratégias sistematizadas para proteção e prevenção da violência escolar.gov+2
A percepção negativa dos próprios adolescentes serve de alerta para que governos priorizem investimentos na criação de ambientes escolares efetivamente seguros, acolhedores e propícios ao aprendizado — e menos para ações que tratem apenas das consequências da violência ou da insegurança já instalada.gov+2
Assessoria Cidadão Alerta
Fontes:
- https://jornalsemanario.com.br/quase-metade-dos/
- https://www.bancariosbahia.org.br/noticia/41493,inseguranca-atinge-quase-metade-dos-alunos-da-rede-publica
- https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-que-protege/BOLETIMdadossobreviolenciasnasescolas.pdf
- https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2025/07/29/aumento-de-penas-e-protecao-escolar-sao-destaques-na-seguranca-publica
- https://abrale.org/quase-metade-dos-alunos-da-rede-publica-diz-nao-ver-a-escola-como-ambiente-seguro-aponta-estudo/
- https://www.instagram.com/p/DOnfhk4E0tt/editorial-um-pa%C3%ADs-de-escolas-inseguras-n%C3%A3o-tem-futuro-grande-parte-dos-jovens-es/
- https://iclnoticias.com.br/quase-metade-dos-alunos-da-rede-publica/
- https://fontesegura.forumseguranca.org.br/pesquisa-do-forum-brasileiro-de-seguranca-publica-aponta-crescimento-de-360-no-numero-de-postagens-com-ameacas-a-escolas-em-quatro-anos/
- https://www.educacao.sp.gov.br/governo-de-sp-anuncia-pacote-com-politicas-publicas-para-ampliar-seguranca-nas-escolas-em-todo-estado/
- https://iclnoticias.com.br/pesquisa-revela-40-alunos-professor/
- https://www.youtube.com/watch?v=l1xrzj3nF8o
- https://g1.globo.com/educacao/noticia/2025/04/15/violencia-escolar-mais-do-que-triplica-em-10-anos.ghtml
- https://www.gazetadopovo.com.br/sao-paulo/fechamento-escolas-por-violencia-extrema-cresce/
- https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/junho/mec-reforca-importancia-da-promocao-da-seguranca-na-escola
- https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2025/04/14/mudancas-na-seguranca-publica-propostas-pelo-governo-geram-reacoes-entre-senadores
- https://andi.org.br/2025/01/mec-e-mdhc-produzirao-dados-sobre-violencia-nas-escolas/
- https://g1.globo.com/politica/blog/valdo-cruz/post/2025/01/15/governo-lula-precisa-reagir-em-areas-frageis-como-seguranca-saude-e-educacao-avaliam-assessores-do-planalto.ghtml
- https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil/ameacas-a-escolas-cresceram-360-nas-redes-sociais-diz-pesquisa/
- https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2025/agosto/mdhc-fortalece-acoes-de-monitoramento-e-combate-a-violencia-escolar-em-encontro-nacional-de-seguranca-publica
- https://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/14578-programa-saude-nas-escolas