Ética, Democracia e Cidadania
Ética e cidadania são conceitos desconhecidos por uma parcela da população, que não os aplica na vida cotidiana.
A ética envolve fazer o que é certo conforme as normas de conduta da sociedade, na convivência com os outros, onde o direito de um termina onde começa o do outro.
Cidadania é o exercício de direitos e deveres de um cidadão, construída diariamente por indivíduos em uma realidade social e histórica, dinâmica e complexa.
Democracia e cidadania estão interligadas. Regimes democráticos garantem a cidadania, baseados na participação e controle social nos processos decisórios a partir dos princípios estabelecidos sobre os valores éticos.
A democracia plena exige mais do que o voto: requer participação ativa nas decisões e cobrança de resultados dos representantes. O Estado democrático deve ser transparente, publicando informações sobre a administração pública e a aplicação dos recursos para permitir que os cidadãos participem e fiscalizem.
Na Democracia Participativa, o cidadão opina sobre o uso do dinheiro público, busca soluções para os problemas da comunidade e exerce controle social, monitorando e fiscalizando políticas públicas e sociais através da Lei de Acesso à Informação.
O sentimento de patriotismo é ensinado, não é algo natural. Despertar nas crianças e adolescentes o sentimento de pertencimento e respeito pela pátria; valorizando os símbolos nacionais, as belezas naturais e a cultura brasileira, é fundamental para a cidadania plena.