Diga não à Censura!
Sabemos que a política vive da troca de ideias e discussões. Também sabemos que a forma mais evoluída de regime político é a democracia. Para que a democracia se fortaleça e perdure, é fundamental que os cidadãos tenham a liberdade de expressar seus pensamentos, ideias e propostas, exercendo livremente seu direito de fazer política.
Antigamente, as ideias eram expostas em praças públicas. Com o tempo, evoluímos para livros e panfletos, e mais recentemente, utilizamos jornais, revistas, rádio e televisão. Atualmente, as mídias sociais dominam os meios de comunicação, aumentando dramaticamente a possibilidade de comunicarmos nossas ideias e opiniões, enriquecendo-nos com as opiniões alheias.
É verdade que ocorrem exageros. Sempre há quem ultrapasse a linha do bom senso, da educação e da tolerância. A facilidade em divulgar o que nos vem à mente, às vezes, nos dá a falsa sensação de que podemos falar tudo sem consequências. Ofensas pessoais, mentiras, notícias falsas e distorcidas só servem para desinformar e prejudicar alguém. Devemos saber que o prejuízo pode ser punido por lei e a pessoa prejudicada pode demandar quem a agrediu.
Por outro lado, a censura, típica de regimes ditatoriais, cerceia o pensamento, fecha a boca e amarra as mãos do cidadão. A censura é antagônica à democracia. Quando imposta, priva os cidadãos de expressarem livremente seus pensamentos, rompendo um dos princípios mais caros aos regimes democráticos. Não importa quem impõe a censura, seja o Executivo, o Legislativo ou o Judiciário, o efeito é sempre o mesmo: o fim da liberdade de expressão.
Devemos exigir o direito de nos manifestarmos, expor nossas opiniões e divulgar as informações que achamos relevantes. Se faltarmos com a verdade, deturparmos os fatos ou ofendermos alguém, devemos responder e pagar por isso, mas jamais devemos ser censurados, impedidos de falar, escrever ou publicar, sob pena de vermos nosso país igualado aos mais baixos regimes totalitários.
Vamos defender o direito à expressão para ajudar a preservar e fortalecer a democracia no nosso país. Cidadão Alerta, participe da nossa organização, não custa nada. Você receberá notícias em primeira mão que ajudarão a todos a melhorar o nosso país. Acesse o site cidadaoalerta.org.br, preencha o formulário e seja mais um cidadão alerta.