08 dez 2020 Eleição

Democracia se faz com a participação de todos

A democracia se faz com a participação de todos. Recentemente, finalizamos o processo eleitoral que elegeu prefeitos e vereadores para todos os municípios brasileiros, e novamente temos a oportunidade de nos tornarmos protagonistas do cenário político. A taxa de reeleição de prefeitos foi a maior dos últimos 12 anos, e o percentual médio de renovação das câmaras municipais ficou em torno de 47%. No entanto, abstenções, votos brancos e nulos totalizaram 30% do eleitorado brasileiro. Nosso dever cívico e social vai muito além de votar; é preciso acompanhar o desempenho daqueles que foram eleitos, exercendo nossa cidadania de forma ordeira.

Invocar o discurso de que “não adianta votar” ou afirmar que “políticos são todos iguais” só prejudica a sociedade. Não votar, votar em branco ou nulo não é um protesto, mas a forma mais eficaz de entregarmos aos outros a decisão sobre nosso futuro pelos próximos quatro anos. Seja qual for a escolha, é fundamental acompanhar a atuação dos prefeitos e vereadores. Existem instituições públicas e privadas que facilitam a participação cidadã, como os observatórios sociais, Ministérios Públicos, tribunais de contas, entre outros.

O futuro de sua família e de todos nós é construído dia a dia por nós e pelos políticos eleitos. Acompanhe e fiscalize, seja um exemplo. O Brasil precisa de você, cidadão. A democracia é fortalecida pela participação ativa de todos. Não podemos nos omitir; precisamos exercer nosso papel com responsabilidade e compromisso. Somente assim poderemos construir um país mais justo e democrático para todos.

Seja um cidadão alerta, compartilhe e participe dos movimentos sociais. Juntos, podemos mais.