Cuidemos das nossas crianças
Ter filhos é uma escolha, ao menos na maioria das vezes, e como todas as escolhas, traz consigo uma grande responsabilidade. Os direitos das crianças e adolescentes estão estabelecidos por lei na nossa Constituição Federal, que garante o direito à convivência saudável com a família, vizinhos e a comunidade. Além disso, a educação e a preparação para a vida são direitos fundamentais. Cabe aos pais ou tutores a responsabilidade de transmitir valores e princípios aos pequenos.
Os adultos também têm o dever de matricular os filhos na escola, que deve promover o conhecimento e ensinar as matérias fundamentais para o desenvolvimento intelectual dos alunos. No entanto, devido a questões culturais, sociais e econômicas, as famílias têm se reestruturado nas últimas décadas, e o tempo que os pais dedicam à educação dos filhos tem diminuído. O convívio familiar não apenas foi reduzido em quantidade, mas também em qualidade, com o compartilhamento de experiências entre os membros da família perdendo espaço para o universo digital, devido à sobrecarga das tarefas do dia a dia.
A presença ativa dos pais é crucial para a formação do caráter dos filhos. É fundamental que tenhamos um mundo melhor para nossos filhos, mas é ainda mais importante deixá-los bem preparados para os desafios do futuro. As crianças de hoje garantirão um mundo melhor se pais e professores fizerem cada um a sua parte. Cuidemos das nossas crianças.
Seja um cidadão alerta. Participe da nossa organização, não custa nada. Você receberá notícias em primeira mão que ajudarão a todos a melhorar o nosso país. Acesse o site cidadãoalerta.org.br, preencha o formulário e seja mais um cidadão alerta.