06 jul 2020 Corrupção

Corrupção não é doença!

A corrupção é, sem dúvida, um dos maiores problemas do Brasil. Muitas perguntas surgem sobre esse tema, e aqui vamos responder algumas delas. Primeiramente, a corrupção é uma doença? Não, a corrupção não é uma doença nem está no DNA das pessoas. Ninguém nasce corrupto. No entanto, a prática da corrupção pode se tornar um transtorno de personalidade e um desvio de caráter, transformando a pessoa em alguém que quer levar vantagem em tudo, sem se importar com o prejuízo que pode causar aos outros.

Como alguém se torna corrupto? Assim como qualquer outro ser humano, o corrupto também tem família. Geralmente, é no seio familiar, seguindo maus exemplos ou pela falta de bons exemplos dos pais e familiares, que ele aprende a cometer atos ilícitos e a driblar regras em benefício próprio, com o intuito de conseguir vantagens financeiras e poder. Portanto, a ausência de uma boa educação em princípios morais e éticos e a omissão ou incapacidade dos pais em formar o caráter dos jovens são fatores que podem tornar indivíduos corruptos.

A corrupção é um desvio de caráter de pessoas que querem uma vida fácil, sem muito esforço, mesmo sabendo que isso pode levar muita gente à morte, como nos casos recentes de desvio de verbas destinadas à aquisição de respiradores para tratamento do coronavírus. O corrupto é uma pessoa dissimulada e egoísta, que pensa apenas em si e não tem vergonha do que faz, pois para ele o importante é se dar bem, independentemente de quantas pessoas vão sofrer ou morrer em consequência de seus atos desonestos.

Como acabar com a corrupção? Isso é muito difícil, mas não impossível. Requer um grande engajamento da sociedade e do poder público, com foco em duas frentes principais: a educação no lar, através de orientação e bons exemplos dos pais, e a mudança das leis para identificar, prender e punir com rigor os corruptos. As leis em vigor são fracas e complacentes, e um judiciário lento gera impunidade, fazendo com que o crime compense.

Essas mudanças requerem esforço conjunto e boa vontade dos três poderes da república. Sabemos que o Brasil tem outros problemas, mas entendemos que para todos eles, a educação e o combate à corrupção são a base da solução. Mudar o Brasil é possível, basta que cada um de nós faça sua parte, sendo honestos, participando de movimentos sociais, aprendendo a votar e, sobretudo, sendo exemplo de ética e cidadania.