Crescimento histórico marca os dois anos de reestruturação do Cidadão Alerta

Em encontro realizado nesta terça-feira, 18, em Curitiba, pela equipe da Associação Cidadão Alerta (C.A.), foi apresentado o balanço do processo de reestruturação iniciado em 2024, contemplando tanto a evolução do site quanto o fortalecimento do relacionamento institucional da C.A. Em pouco mais de um ano, todo sistema digital da associação foi reestruturado com publicações frequentes nas redes sociais, aumento na audiência do site e fortalecimento do relacionamento institucional da entidade. A gestão 2025–2027 apresentou as conquistas recentes e as perspectivas para o ano de 2026, destacando que o avanço digital veio acompanhado da ampliação de parcerias com órgãos públicos, instituições da sociedade civil e redes comunitárias.

A apresentação reforçou que a virada começou em 2024, com a contratação de equipe técnica, novo layout, revitalização da identidade visual e migração completa do conteúdo para uma nova versão do site. Em fevereiro de 2025 começou a produção diária de matérias, vídeos e publicações nas redes sociais. O impacto foi imediato: o tráfego no site saltou de 3,3 mil acessos para 9,3 mil entre fevereiro e março, um avanço de 181%, com recorde alcançado de 200 mil acessos em outubro deste ano. Ao buscar pelo nome do portal, o Cidadão Alerta passou a aparecer em 1º lugar nos resultados do Google.

Nas redes sociais, os indicadores repetiram a tendência de alta. O Instagram registrou crescimento consistente com forte alcance entre não seguidores. O Facebook alcançou 9,3 mil seguidores e uma média de mais de 123 mil visualizações em 90 dias. O YouTube também avançou no número de inscritos, com mais de 3,1 mil inscritos e 160 vídeos publicados.

Ao mesmo tempo, a gestão 2025–2027 apresentou avanços significativos no relacionamento institucional da associação. Entre as principais frentes está a articulação com o Programa Justiça no Bairro, o fortalecimento da parceria com o Ministério Público do Paraná, o diálogo permanente com o COIN-GM – Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba – e a cooperação com iniciativas de fomento à educação e cidadão. Essas relações consolidaram o Cidadão Alerta como ator relevante em agendas públicas voltadas à cidadania, transparência e boa governança.

Em 2025, a associação revisou seu estatuto, adequou-se às normas fiscais, lançou a tabela de mídia e iniciou campanhas nas redes sociais. Para 2026, o planejamento inclui migração para hospedagem mais robusta na web, aperfeiçoamento de SEO e um calendário editorial permanente dedicado à educação para o voto, cidadania, transparência e impacto social nas decisões políticas.

No campo institucional, a gestão destacou que 2026 será um ano de continuidade e fortalecimento das redes já conquistadas. Entre as metas, estão o mapeamento da disponibilidade e do potencial do time Cidadão Alerta para ações de campo; parcerias de divulgação com a Acácias e outras organizações, como DeMolay e Arco-Íris; além da ampliação da presença do portal em debates públicos e eventos.

Cidadão Alerta
Essas diretrizes reforçam a identidade da Associação Cidadão Alerta, criada em 2010, cuja missão sempre foi fortalecer a consciência cidadã por meio de vídeos, palestras e artigos voltados à defesa dos direitos constitucionais. A visão da entidade, atuar como agente de transformação social, segue orientando o plano de expansão e todos os projetos vinculados ao portal.

Os valores institucionais, ética, moralidade, transparência, cidadania, justiça social e responsabilidade cívica foram reafirmados como base para os objetivos estratégicos para o próximo ano. Entre eles estão a realização de projetos educativos, campanhas de mobilização social, acompanhamento das ações da gestão pública e fortalecimento da associação, com ampliação de voluntários e parcerias. Com isso, o Cidadão Alerta inicia um novo período combinando crescimento digital, articulação institucional e o compromisso que mantém desde 2010 com a construção de uma sociedade mais justa, participativa e democrática.

Participantes
A reunião contou com a participação de Ivo Araujo, José Roberto Leme, Jorge Tarasuki, Ricardo Takiguti, Bruno Takiguti, Luiz Felipe Egri, Marcelo Viana, Elis Domingues, Renato Duarte, Dionisio Olicshevis, Luiz Fernando Dias e Debora Aoki, que também contribuíram com análises e perspectivas para o ano de 2026.

Crédito: assessoria Cidadão Alerta