VOTE BEM. O seu voto é muito importante.
As eleições para vereadores e prefeitos para os 5.570 municípios brasileiros estão se aproximando e devemos estar muito bem informados sobre cada um dos candidatos, para não corrermos o risco de eleger pessoas erradas.
Esta será a primeira eleição sob as novas regras criadas pela Lei 13.165 - 2015, que trouxe muitas inovações no cenário das campanhas eleitorais e do sufrágio propriamente dito, não permitindo mais o efeito tiririca, ou seja, que um candidato muito votado transfira votos para candidatos pouco votados, que sem essa ajuda jamais seriam eleitos.
O voto é a manifestação de vontade para que democraticamente o eleitor possa manifestar sua preferência por determinados candidatos. Este é um direito constitucional que o cidadão dele não deve abrir mão, pois si assim o fizer estará se omitindo e dando oportunidade para que candidatos não qualificados venham a ser eleitos, o que pode ser um desastre para a administração pública e para as nossas próprias vidas.
O Vote Bem, movimento apartidário e apoiado por diversas entidades, procura conscientizar o cidadão sobre a importância do voto responsável, sobre o papel dos representantes políticos que escolhemos em nossas vidas, e para isso disponibiliza vasto material no site http://votebem.org.br/, que pode ser utilizado para consulta e divulgação, além de matérias importantes sobre o assunto, vídeos e agenda com a cronologia dos eventos eleitorais desse ano.
Não desperdice o seu voto. Acesso e site Vote Bem e esclareça as suas dúvidas. Além disso, recomendamos ver:
1 – O vídeo sobre o que é voto em branco, voto nulo e voto anulado. Votos em branco e votos nulo não são contados e podem beneficiar o candidato errado. Click aqui e entenda porque: http://www.cidadaoalerta.org.br/galeria.php?id=22
2 - Informações sobre as eleições municipais, para prefeito, vice-prefeito e vereador, disponibilizadas no site do TSE: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/eleicoes-2016
3 – Informações sobre a vida de cada um dos candidatos. Procure conhece-los, através de busca na internet, imprensa e conversa com amigos e conhecidos. Não vote engando.