E aqui estamos falando do ensino básico, a Constituição Federal. Todo brasileiro deve ler, e não somente ler, mas compreender seu texto e o que ele impacta na sua vida e no seu cotidiano.
Deveria ser obrigatório o ensino sobre o direito civil e direitos humanos, assim como é aprender português, matemática, ciências, dentro das escolas. As pessoas iriam conhecer o quanto de direito possuem, saber o que faz cada poder, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Conhecer o que faz cada pessoa que ocupa um cargo político, saber exatamente de quem devem cobrar o que. Com o voto mais consciente e toda a população sabendo o poder que possuem nas mãos ao irem até uma urna.
A Constituição Federal é instrumento basilar do nosso direito;ela trata de assuntos ligados à essência do Estado, como os direitos fundamentais dos cidadãos, a organização do Estado e princípios norteadores de sua ação. Sendo assim, é até fácil compreender o porquê de vivermos o caos que estamos.
Mas como começar?
Enquanto não se aprovam leis que facilitem o acesso à Constituição Federal, principalmente nas escolas, como podemos fazer? Primeiramente procurar acesso ao texto da lei. Esse é o primeiro passo, buscar o texto da Constituição na internet, em livrarias, bibliotecas, etc., ou seja, onde for mais fácil.
Em segundo lugar, procurar ler e entender todos os artigos. Durante a leitura, anote as dúvidas e procure ajuda. Na internet também há diversos sites, blogs e canais que explicam a C.F. através de uma linguagem mais acessível.
Num terceiro momento é hora de refletir sobre como esses direitos e deveres impactam na sua vida de um modo geral, e lutar por eles, já que ninguém pode de forma alguma subtraí-los de vocêe fazer cumprir a constituição é dever de todo cidadão.
Buscar grupos para discutir o assunto, também é uma maneira de aumentar o valor sobre o assunto. E isso pode ser feito na escola, em associações de bairro, em reuniões de condomínio e clubes, em reuniões de amigos, etc. Incentive as pessoas ao seu redor a buscar o conhecimento necessário, e de pouco a pouco vamos formando uma sociedade mais consciente e cidadã.