Não devemos eleger pessoas preocupadas em resolver os problemas dos seus partidos, que para ganhar eleições realizam coligações e assumem compromissos para serem pagos através da distribuição de cargos públicos e, como sempre, às custas do povo.
Numa democracia o voto é um dos mais importantes instrumentos de poder do cidadão. É através dele que o povo tem a oportunidade de excluir políticos e governantes incompetentes ou corruptos – não os elegendo. E é através dele que podemosescolher os melhores representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas.
Se queremos construir um país melhor para todos, com melhor distribuição de renda, melhores serviços de saúde, educação e segurança, devemos exercer conscientemente os nossos direitos e deveres como cidadãos que somos, começando pelo voto.
EM QUEM VOTAR?
É preciso votar em gente séria e comprometida com os interesses do povo; que tenha um projeto político possível e não utópico voltado para o interesse coletivo; que tenha ideais democráticos e conhecedor de que o poder que adquiriu ou vai adquirir emana do povo e somente em nome do povo e em benefício dele é que deve ser exercido; que o voto não é passaporte ou carta branca para defender interesse pessoal ou de terceiros. |
QUEM PODE VOTAR?
De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, todo brasileiro com idade entre 18 e 70 anos é obrigado a votar. Para analfabetos, pessoas com mais de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo. |