CIDADÃO ALERTA

Cidadão Alerta!

Afinal, o Congresso está se renovando?


publicada em 14 de outubro de 2018


A política sofreu uma modificação importante nos últimos anos; saiu dos ambientes fechados e caiu na rede. Trata-se de uma malha de comunicação paralela, que funciona de forma interativa e gera questionamentos, controvérsias e o desenvolvimento de um jornalismo informal, sem os limites impostos pelas grandes organizações. Tudo indica que esse seria um agente fundamental para levar os 150 milhões de pessoas que votaram a sair da velha política.

Leia mais no Jornal do Estado de São Paulo “ Um grito de não “, de Ana Carla Abrão Sessão de Economia, em 9/10/2018.

O produto dessa reviravolta mostrou, além dos números, uma transformação interessante:

* Renovação de mais de 50% dos deputados e senadores.

* Dos 35 deputados com nomes citados na Lava a Jato, 16 não se reelegeram e dos 18 senadores, apenas 5 conseguiram a renovação do mandato.

* A bancada feminina da Câmara Federal passou de 10% para 15% do Parlamento.

Leia mais no Jornal Gazeta do Povo. “ Como os parlamentares citados na Lava a Jata se saíram nas eleições” , Erick Mota.

* Dos novos parlamentares eleitos para a Câmara Federal, Senado e Assembleia Estadual, 34 são provenientes de movimentos suprapartidários independentes e nascidos na rede; como o Raps, Renova BR, Movimento Brasil Livre, Vota na Web, etc., que se engajaram em siglas como NOVO, PSL e DEM.

Leia mais no Jornal da Gazeta “Movimentos de renovação política elegem mais de 30 deputados e senadores”, de Isabella Macedo, em 11/10/2018.

* Os novos políticos tem em comum o fato de estarem na faixa dos 30 anos, terem se candidatado pela primeira vez e defenderem pontos como superação

das desigualdades, combate aos privilégios, renovação dos princípios na política, uma sociedade aberta, etc.

* As siglas tradicionais visivelmente perderam espaço.

Além disso, é expressivo que o movimento de coalizão de várias organizações apartidárias, que lutaram para obter a adesão de candidatos a deputado federal e senador com as Novas Medidas Contra a Corrupção, obteve o apoio de quase 500.000 pessoas. Foram eleitos 34 membros para a Câmara e 11 para o Senado, que se comprometeram com essas medidas. Se essas pessoas se unissem em um único partido, formariam a segunda maior bancada do Senado e a quarta maior da Câmara dos Deputados.

Leia mais em 
https://unidoscontraacorrupcao.org.br

Daqui por diante, o papel de todos é de acompanhar esses nossos novos representantes e apoiá-los para que realmente possam fazer a diferença.

Veja como, na tabela com sites e aplicativos mostrando como acompanhar o desempenho do candidato que você elegeu (Cidadão Alerta, 22/09/18).

Leia mais em 
http://cidadaoalerta.org.br/destaque.php?id=215

Denise Beheregaray Kaplan e equipe de comunicação da Cidadão Alerta


Versão para impressão  |  Envie para um amigo  |  Deixe seu comentário




Comentários

Nenhum comentário ainda foi registrado.
Seja o primeiro a comentar! Clique aqui ››
CIDADÃO ALERTA - 2018