Cidadão Alerta!

Você conhece a Constituição Federal? Veja como é importante você conhecê-la.


publicada em 02 de agosto de 2016


Por que devemos ler e entender a constituição brasileira?
 
 Em tempo de crise política, onde se percebe uma alienação política da população acerca dos seus direitos, do papel de cada poder e de cada político, tomando como base propagandas para defender ou atacar, vemos o quanto estamos longe da verdadeira cidadania.

 E aqui estamos falando do ensino básico, a Constituição Federal. Todo brasileiro deve ler, e não somente ler, mas compreender seu texto e o que ele impacta na sua vida e no seu cotidiano.
 
Deveria ser obrigatório o ensino sobre o direito civil e direitos humanos, assim como é aprender português, matemática, ciências, dentro das escolas. As pessoas iriam conhecer o quanto de direito possuem, saber o que faz cada poder, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
 
Conhecer o que faz cada pessoa que ocupa um cargo político, saber exatamente de quem devem cobrar o que. Com o voto mais consciente e toda a população sabendo o poder que possuem nas mãos ao irem até uma urna.
 
A Constituição Federal é instrumento basilar do nosso direito;ela trata de assuntos ligados à essência do Estado, como os direitos fundamentais dos cidadãos, a organização do Estado e princípios norteadores de sua ação. Sendo assim, é até fácil compreender o porquê de vivermos o caos que estamos.
 
Mas como começar?
 
Enquanto não se aprovam leis que facilitem o acesso à Constituição Federal, principalmente nas escolas, como podemos fazer?  Primeiramente procurar acesso ao texto da lei. Esse é o primeiro passo, buscar o texto da Constituição na internet, em livrarias, bibliotecas, etc., ou seja, onde for mais fácil.  
 
Em segundo lugar, procurar ler e entender todos os artigos. Durante a leitura, anote as dúvidas e procure ajuda. Na internet também há diversos sites, blogs e canais que explicam a C.F. através de uma linguagem mais acessível.
 
Num terceiro momento é hora de refletir sobre como esses direitos e deveres  impactam na sua vida de um modo geral, e lutar por eles, já que ninguém pode de forma alguma subtraí-los de vocêe fazer cumprir a constituição é dever de todo cidadão.
 
Buscar grupos para discutir o assunto, também é uma maneira de aumentar o valor sobre o assunto.   E isso pode ser feito na escola, em associações de bairro, em reuniões de condomínio e clubes, em reuniões de amigos, etc.  Incentive  as pessoas ao seu redor a buscar o conhecimento necessário, e de pouco a pouco vamos formando uma sociedade mais consciente e cidadã.
 

Isabela Klein
Bacharel em Administração
Campo Grande/MS
 
 
Click aqui e acesse a Constituição Federal =>  http://www.cidadaoalerta.org.br/leis.php?cat=6



Versão para impressão  |  Envie para um amigo  |  Deixe seu comentário




Comentários

Nenhum comentário ainda foi registrado.
Seja o primeiro a comentar! Clique aqui ››
CIDADÃO ALERTA - 2017