Cidadão Alerta!

Direitos e Deveres


publicada em 20 de junho de 2016
Direitos e Deveres
 
É comum as pessoas defenderem e exigirem seus direitos, o que é justo, mas é comum também que elas esqueçam que também é preciso cumprir com seus deveres. Em vista disto, poucas vezes as pessoas param para refletir como estão se comportando perante a família, a sociedade e o mundo. Nosso comportamento vai refletir na melhoria ou não do ambiente que nos circunda, seja nas relações sociais, familiares, políticas, ecológicas, etc. De acordo com o nosso modo de agir, estaremos gerando o bem ou o mal, colaborando para a melhoria ou para a piora das coisas. Por isto, devemos frequentemente dar uma “parada” para analisar de que forma estamos nos comportando no nosso ambiente.

Como estou me comportando nas relações sociais ? Sou tolerante ? Penso que os outros podem estar enfrentando problemas piores que os meus , ou sou egoísta e só penso no melhor para mim?

Como estou agindo em relação à natureza ? Reciclo meu lixo ? Jogo papéis, pontas de cigarro, plásticos, etc. na rua ? Me preocupo em proteger o meio ambiente e em economizar água e energia ?

Em relação à política, estou votando conscientemente, avaliando os candidatos, ou estou votando no amigo do amigo do amigo, ou ainda trocando meu voto por um churrasco oferecido pelo candidato ?

Profissionalmente, como tenho agido ? Com ética ? Tenho me esforçado para fazer um bom trabalho ou estou somente “esperando o pagamento” ? Como me relaciono com os colegas ?

Em relação à corrupção, como me comporto ? Devolvo o troco recebido a mais ou “comemoro” o ganho inesperado ? Peço nota fiscal ou deixo oportunidade para o mau comerciante sonegar o imposto que paguei na compra ? Tento subornar alguém para obter ganhos ?

Tenho consciência de que o desperdício, sonegação e desvio de dinheiro público é pago por cada um de nós através dos inúmeros impostos que incidem sobre o pão, o arroz,  o leite, a farinha, o carro, etc. , e que esses recursos deveriam ser usados em beneficio da população, através de investimentos na saúde, educação, segurança, etc.?

Como estou educando os meus filhos ? Estou sendo um bom exemplo ? Estou ensinando boas maneiras ? Estou ensinando como agirem ética e moralmente nas relações ?

Pois é, como vimos há muito o que pensar e, se formos fazer uma avaliação, veremos que temos muito mais deveres do que direitos. Fazendo esta análise constantemente tenderemos a agir de forma correta e justa contribuindo para a melhora das nossas relações e do nosso país.


Nós podemos construir um país melhor, exercendo os nossos direitos e cumprindo nossos deveres. Seja Cidadão !
Créditos/Fonte/Origem:  Cidadão Alerta

Versão para impressão  |  Envie para um amigo  |  Deixe seu comentário




Comentários

Nenhum comentário ainda foi registrado.
Seja o primeiro a comentar! Clique aqui ››
CIDADÃO ALERTA - 2017