Cidadão Alerta!

Os habitantes de Jacarezinho e Santo Antonio da Platina dão exemplos de cidadania.


publicada em 20 de agosto de 2015
Boas Práticas
 
Há pouco tempo atrás inserimos em nossa página um link específico para a divulgação de boas práticas, onde o principal objetivo é disseminar as boas ações realizadas em todo o país como forma de renovarmos nossas esperanças em dias melhores e incentivar as pessoas a trabalharem por uma sociedade justa, fraterna, igualitária e eficiente.
 
Neste sentido, e buscando permanentemente por tais exemplos,  temos sido  brindados com ações que muito nos orgulham e, de forma incontestável,  provam que o mandamento constitucional abaixo descrito não é uma ficção jurídica abstrata e sem eficácia.
 
No parágrafo único do artigo primeiro da Constituição Federal se lê:
 
“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

 
Num belíssimo movimento pautado em civilidade, organização, consciência social, disciplina e cidadania, a população dos municípios paranaenses de Jacarezinho e Santo Antônio da Platina deu a todo país uma aula de como o artigo constitucional acima transcrito é uma verdade absoluta e sua prática legítima.
 
Os cidadãos de cada um desses municípios, representados por professores, donas de casa, empresários, estudantes, etc., através de uma ação ordeira e muito bem organizada, se reuniram para demonstrar aos seus respectivos prefeitos e vereadores a insatisfação com as propostas de aumento do número de vereadores e dos salários do legislativo e do executivo municipal.
 
O resultado dessa ação foi uma brilhante vitória do povo dessas duas cidades, que não só conseguiu impedir os aumentos de salários e do numero de vereadores, como também conseguiu que fossem reduzidos na proporção justa de acordo com as realidades de cada município.
 
Maiores detalhes sobre essas vitórias podem ser lidas em várias matérias disponíveis na internet. Abaixo, disponibilizamos links relativos às matérias veiculadas de cada um dos municípios:

 
Jacarezinho
http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2015/08/pressionada-por-moradores-camara-de-jacarezinho-vota-reducao-salarial.html

 
Santo Antônio da Platina
http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2015/07/camara-aprova-reducao-no-salario-de-prefeito-e-vereadores-no-norte-do-pr.html

 
Num momento tão delicado como o que vivemos, certezas como as propiciadas pelos habitantes de Jacarezinho e Santo Antônio da Platina devem ser reconhecidas e enaltecidas por todos nós, e devem ser tomadas como exemplo por todos os municípios brasileiros.
 

Organizados e unidos em torno da lei, o povo é soberano, senhor da democracia e fiscal absoluto daqueles que são eleitos para nos representar. Os exemplos de Jacarezinho e Santo Antonio são a prova  que  “Juntos Podemos Mais”.  

Isto é um belo exemplo de Cidadania.   Parabéns aos cidadãos de Jacarezinho e Santo Antonio da Platina.

Cláudio Fernando Wiegratz
      Rio de Janeiro

Versão para impressão  |  Envie para um amigo  |  Deixe seu comentário




Comentários

Nenhum comentário ainda foi registrado.
Seja o primeiro a comentar! Clique aqui ››
CIDADÃO ALERTA - 2017