Cidadão Alerta!

Escândalos no Governo Dilma são manchetes no mundo.


publicada em 21 de novembro de 2014

Escândalos no Governo Dilma são manchetes no mundo.


O Brasil ultimamente tem sido manchete nos principais periódicos do mundo, em função de vários indicadores que nos envergonham, principalmente àqueles relativos a desvio de dinheiro público, segurança, assassinatos,  educação, saúde e mortes do trânsito (veja estatísticas neste site).

Os nossos indicadores nessas áreas nunca foram muito bons, mas agora estão piorando, principalmente no que se diz respeito à corrupção.  Isto tem sido vergonhoso. Não é possível explicar como tanto dinheiro público tem sido desviado para o bolso de empresários, agentes públicos e políticos. 

Segundo estimativas da ONU, somente em 2012 os desvios de recursos no Brasil foram da ordem de 200 bilhões de reais.  Para se ter uma idéia do que este valor significa basta comparar com total das despesas com educação e saúde naquele ano, que foi de 140 bilhões, ou seja,  o prejuízo causado pela corrupção foi 43%  maior do que a verba que o governo aplicou nestas áreas extremamente prioritárias para qualquer país, sobretudo o Brasil.

De 2003 para cá, quando ocupava o 54º lugar no ranking dos países mais corruptos do mundo, o Brasil só tem piorado. Em 2010 subiu para o 69º lugar e até 2.013 galgou mais 3 posições, subindo para a 72ª,  ficando atrás de Uruguai, Chile e Argentina, entre outros países da América Latina. Neste Ranking anual, divulgado pela ONU, a lista começa com os países menos corruptos, e é encabeçada pela  Dinamarca, que  ocupa o 1º. Lugar, seguida por Suécia, Finlândia e Nova Zelândia.  Nos últimos lugares, entre os 177 países avaliados, encontram Afeganistão e Coréia do Norte.

Imaginem em que posição o Brasil vai aparecer quando a justiça concluir o processo que investiga os desvios na Petrobrás e outras empresas públicas, conforme vem sendo divulgado na mídia.   Se somente na Petrobrás já se fala em 30 bilhões de reais, imaginem quando as investigações se estenderem a essas outras empresas. 

Além disso outras consequências podem advir da investigação aberta por dois órgãos dos Estados Unidos, onde a Petrobrás tem ações na Bolsa de Valores: a Securities and Exchange Commission (SEC), espécie de xerife do mercado financeiro de lá, e o Departamento de Justiça do governo Obama, conforme tem sido divulgado pelo Financial Times. O jornal registra que “muitos dos supostos problemas ocorreram quando a presidente Dilma Rousseff era chefe da empresa”, entre 2003 e 2010.
 
Alguns periódicos internacionais apontam o “Petrolão” como o maior escândalo de corrupção do mundo em todos os tempos. Verdade ou não, mais um motivo de vergonha para os brasileiros.
 
E nós, cidadãos, o que temos feito para mudar esta situação, para mudar a imagem do nosso país e não passar vergonha pelo que divulga a mídia internacional sobre o nosso país?  Quando os turistas estrangeiros nos indagam para tentarem  entender o que aqui se passa?

Se você deseja um país melhor, onde os seus filhos e descendentes possam ter um futuro promissor, aqui vão algumas dicas do que pode ser feito:

   1) Combata atos de desonestidade, corruptos e corruptores, começando com mudanças de hábitos do dia-a-dia;
 
   2) Boicote empresas e profissionais que sonegam impostos e não fornecem notas ficais e recibos pelos produtos ou              serviços vendidos;
 
   3) Combata qualquer tipo de preconceito e defenda a dignidade das minorias, promovendo a igualdade, a meritocracia         e preparação para um mercado de trabalho decente;
 
   4) Participe de movimentos comunitários, associações, clubes de serviço e de cidadania solidária;
 
   5) Exerça o seu direito constitucional de votar e ser votado
 
   6) Acompanhe o desempenho dos políticos e gestores públicos, cobrando-lhes resultados e o cumprimento das                    promessas de campanha;
  
    7) Seja gentil e educado para com as pessoas;
 
    8) Cumpra a Lei e seja um exemplo de cidadão para os seus familiares, amigos e pessoas com quem você interage;
 
Enfim, um país é o que o seu povo representa, e os políticos são o espelho deste povo.  Se melhorarmos, os políticos melhoram. Se piorarmos, tudo piora.
 

Pense nisso. JUNTOS PODEMOS MAIS!
 
Vencedores fazem acontecer, perdedores deixam acontecer (Justin Herald)
 

 
 
.

Versão para impressão  |  Envie para um amigo  |  Deixe seu comentário




Comentários

Nenhum comentário ainda foi registrado.
Seja o primeiro a comentar! Clique aqui ››
CIDADÃO ALERTA - 2017