Cidadão Alerta!

Para votar bem é preciso saber em quem. Veja aqui como votar bem.


publicada em 01 de setembro de 2014

Exerça o seu poder de voto e ajude a construir um país melhor.  Faça a sua parte.

É chegada a hora de decidirmos o destino dos nossos estados e do nosso país.  A nossa grande preocupação não deve ser apenas em votar, mas em quem votar.   Para não desperdiçar o nosso voto é importante pesquisar e conhecer bem o candidato, conhecer o seu passado, o que fez, o que faz, se é ficha limpa ou não, além do seu programa de governo e comprometimento com os anseios da sociedade, com o fortalecimento da democracia e desenvolvimento do país.  

Não devemos eleger pessoas preocupadas em resolver os problemas dos seus partidos, que para ganhar eleições realizam coligações e assumem  compromissos para serem pagos através da distribuição de cargos públicos e, como sempre, às custas do povo.

Numa democracia o voto é um dos mais importantes instrumentos de poder do cidadão. É através dele que o povo tem a oportunidade de excluir políticos e governantes incompetentes ou corruptos – não os elegendo.  E é através dele que podemosescolher os melhores representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas.

Se queremos construir um país melhor para todos, com melhor distribuição de renda, melhores serviços de saúde, educação e segurança, devemos exercer conscientemente os nossos direitos e deveres como cidadãos que somos, começando pelo voto. 

EM QUEM VOTAR?

É preciso votar em gente séria e comprometida com os interesses do povo; que tenha um projeto político possível e não utópico voltado para o interesse coletivo; que tenha ideais democráticos e conhecedor de que o poder que adquiriu ou vai adquirir emana do povo e somente em nome do povo e em benefício dele é que deve ser exercido; que o voto não é passaporte ou carta branca para defender interesse pessoal ou de terceiros.

É preciso lembrar que somente sua diligência em acompanhar o cumprimento do mandato que foi outorgado poderá fazer com que o país melhore de uma forma geral. Aquele político que não cumpriu com suas promessas de campanha ou que não teve o desempenho que se esperava, embora de ficha limpa, deve ser esquecido nas próximas eleições. Afinal, ter ficha limpa não significa ter competência.

No momento em que vivemos não parece fácil, mas devemos aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem.

Para identificar o candidato certo é importante acompanhar os noticiários, ouvir a opinião de pessoas conhecidas, realizar pesquisas com o nome dele no google e consultar sites de cadastro de políticos, como os a seguir listados:


1. http://www.excelencias.org.br/quemquer
 
2. www.votebem.net.br
 
QUEM PODE VOTAR?

De acordo com o Art. 14 da Constituição Federal, todo brasileiro com idade entre 18 e 70 anos é obrigado a votar. Para analfabetos, pessoas com mais de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo.


É  HORA DE  MUDAR! Nós podemos construir um país melhor,  mais ético e justo para todos.
Nós Podemos Mais!
Faça a Sua parte.  





Versão para impressão  |  Envie para um amigo  |  Deixe seu comentário




Comentários

Nenhum comentário ainda foi registrado.
Seja o primeiro a comentar! Clique aqui ››
CIDADÃO ALERTA - 2017