Cidadão Alerta!

Cidadão, acompanhe o desempenho do seu candidato, do seu estado, os escândalos e seus personagens...


publicada em 11 de setembro de 2013
Cidadão, acompanhe o desempenho do seu candidato, do seu estado, escândalos, etc...

Felizmente vivemos no Brasil um momento em que são claros os sinais de que as pessoas estão se despertando para os problemas nacionais e mostrando interesse pela precariedade da educação, a falência do sistema de saúde, a falta de segurança, a corrupção, a falta de planejamento dos governos municipal, estadual e federal, etc.

Ultimamente temos visto que muitas organizações sérias (ONGS e Empresas) têm procurado investir em ferramentas de monitoramento e divulgação de informações que permitem aos cidadãos melhor julgar o desempenho dos gestores públicos, dos políticos, dos estados e da união.

Abaixo relacionamos alguns exemplos, onde informações sobre a eficiência dos estados, o desempenho de parlamentares, escândalos e seus respectivos personagens (políticos, funcionários públicos, empresários, etc.) podem ser encontradas.   São dados que com certeza podem nos ajudar a conhecer melhor o nosso país, e, principalmente, a evitar que políticos corruptos e gestores incompetentes possam ser eleitos:

1)    Transparência dos Estados

A ONG Contas Abertas desde 2010 publica o Índice de Transparência dos Estados, ou seja, índice que mede a eficiência de cada estado na transparência e divulgação dos seus atos.

http://indicedetransparencia.com

2) Ranking de Eficiência dos Estados

Ranking de Gestão dos Estados Brasileiros, que classifica os índices dos estados em oito categorias, tais como ambiente político, ambiente econômico, regime tributário, infraestrutura.  Os índices são elaborados a partir da análise de 25 indicadores: estabilidade política, corrupção, burocracia, segurança, renda Per Capita, gastos públicos, etc.

Além de um ranking geral, com a posição de cada estado, o sistema permite fazer comparativos entre eles.

www.veja.abril.com.br/ranking-de-gestao-dos-estados

 
2)      Ranking do Progresso dos parlamentares

Outro site muito interessante é o “Ranking do Progresso”, produzido a partir de levantamento anual realizado pela revista Veja em conjunto com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Aqui cada parlamentar é avaliado de acordo com o seu posicionamento e atuação em relação às seguintes as seguintes linhas de ação: combate a corrupção, qualidade da educação, infraestrutura, redução de carga tributária, transparência, redução da burocracia, equilíbrio entre os poderes e leis trabalhistas mais justas.

www.veja.abril.com.br/ranking-do-progresso

 
4 )  Rede de escândalos e seus respectivos personagens.
Neste mesmo site também temos a REDE DE ESCÂNDALOS, onde estão catalogados a maioria dos grandes escândalos ocorridos nas ultimas três décadas e os seus respectivos personagens.

Existe ainda a opção de escolher um determinado personagem e descobrir os escândalos a ele vinculados.  Isto é uma grande ajuda na hora de avaliar o seu candidato, vereador, deputado, prefeito, senador, governador ou presidente.

http://veja.abril.com.br/infograficos/rede-escandalos/rede-escandalos.shtml

 
5)  Ficha histórica de cada parlamentar

O projeto Excelências traz informações sobre todos os parlamentares em exercício em cada momento na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Os dados são recolhidos das próprias Casas legislativas, dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais de Contas, de cadastros mantidos por ministérios e de outras fontes públicas.

http://www.excelencias.org.br/

 
Veja também o site www.transparência.org.br, da Transparência Brasil.







Versão para impressão  |  Envie para um amigo  |  Deixe seu comentário




Comentários

Nenhum comentário ainda foi registrado.
Seja o primeiro a comentar! Clique aqui ››
CIDADÃO ALERTA - 2017