Cidadão Alerta!

Nós podemos construir o pais que queremos


publicada em 17 de abril de 2013
Nós podemos construir o país que queremos!

Estamos vivendo um momento em que os valores básicos de convivência sadia em sociedade estão esquecidos. A corrupção, a falta de ética nos negócios e nas profissões, a cultura de “levar vantagem”, estão se sobrepondo de tal forma que o que vemos é impunidade, aumento da insegurança e injustiça social. Se falarmos com qualquer cidadão sobre este assunto este demonstrará sua revolta, principalmente contra as entidades públicas, o que de certa forma faz sentido. Mas muitas vezes, este mesmo cidadão se comporta no dia a dia diferentemente do que apregoa para os demais, como se a culpa deste momento do país fosse exclusivamente dos órgãos públicos ou dos demais cidadãos.

Observamos diariamente comportamentos reprováveis no trânsito, nas filas, nas ruas e mais recentemente até das crianças e adolescentes nas escolas. O que parece é que o cidadão comum entende que o problema nunca é com ele, que ele tem motivos e justificativas para agir como bem quer em nome da sua liberdade e direitos. Porém, este cidadão esquece que seus direitos e liberdades acabam no momento em que afetam ou invadem direitos e liberdades dos outros cidadãos. Observamos ainda que esta cultura está encravada dentro das famílias, pois temos visto comportamentos deste tipo em crianças, o que leva a crer que aprendem em casa.

É contra isto tudo que nós da CIDADÃO ALERTA estamos lutando, ou melhor, é pela conscientização das pessoas quanto à responsabilidade que cada um de nós tem em relação ao país que construímos. Entendemos que o país que temos é a imagem do que somos e que, se desejamos um pais melhor, nossa sociedade precisa mudar. Nossos cidadãos precisam se comportar com educação, moral, ética e cidadania onde quer que estejam, seja nos seus lares ou publicamente, respeitando os direitos e deveres individuais seus e de seus semelhantes. Precisam entender também que seus comportamentos individuais afetam a sociedade como um todo, seja nos aspectos políticos, ecológicos, de segurança, de saúde, etc. Abraçamos esta causa sabendo que é uma luta de Davi contra Golias, pois mudar o comportamento de toda uma sociedade é muito difícil, mas também cremos que se nos mantivermos firmes nesta causa e obtivermos apoio daqueles cidadãos que pensam como nós, poderemos ter sucesso.

É um trabalho de “formiguinha” onde temos que levar nossa mensagem a cada cidadão e, por isto, precisamos da ajuda de pessoas que queiram e possam divulgar estes princípios e promover encontros e palestras na sua comunidade, no seu bairro, na sua cidade. Para isto, nos estruturamos de forma a dar condições a estas pessoas de obter informações e materiais para divulgação das nossas idéias e, aqueles interessados em nos ajudar, podem encontrá-los aqui, neste site.

Para dúvidas e sugestões, e-mails podem ser enviados para:contato@cidadaoalerta.org.br .   

Com força, vontade , união e perseverança poderemos lutar para mudar definitivamente nosso país. Nós podemos mais !!!

           José Renato Guernieri
         Associação Cidadão Alerta
 

Versão para impressão  |  Envie para um amigo  |  Deixe seu comentário




1 Comentário

27/09/2014 às 01:35
antonio pereira dos santos escreveu:
podemos fazer um brasil melhor sem corrupção com mais cidadania
CIDADÃO ALERTA - 2017