Cidadão Alerta!

SAÚDE



Com a chegada do outono e do inverno, aumentam os casos de doenças das vias respiratórias. Uma das mais comuns e mais temidas é a Influenza Sazonal ou também conhecida como Gripe. Pois bem, vamos a algumas informações importantes:

A Gripe é uma doença que compromete principalmente o sistema respiratório. É causada por uma infecção pelo vírus influenza, que pode ser do tipo A, do tipo B ou do tipo C. Os sintomas mais comuns são a febre alta, coriza, tosse, dor de cabeça, dor de garganta e dores musculares. Tem como complicação grave as pneumonias, muitas vezes necessitando internamento hospitalar para o tratamento adequado.

O período de transmissão da doença é de até 7 dias após o início dos sintomas. A transmissão ocorre de forma direta por meio de gotículas das secreções respiratórias de uma pessoa contaminada, a partir de espirros, tosse ou mesmo ao falar. Pode também ser transmitida de forma indireta através das mãos, após contato com superfícies contaminadas pelas secreções de um indivíduo infectado e levando o vírus diretamente para a boca, nariz ou olhos. Vale lembrar que alguns vírus podem permanecer vivos nas superfícies de objetos contaminados por até 8 horas.

O tratamento deve ser sempre orientado por profissionais médicos e jamais deve ser adotada a prática da automedicação.

Confusão frequente ocorre com relação ao resfriado, que também é uma doença respiratória, porém, causada por outros tipos de vírus, com manifestação dos sintomas menos intensa e duração entre dois a quatro dias.

As medidas de prevenção continuam sendo a melhor forma para evitar a contaminação e a propagação das doenças das vias respiratórias. São cuidados simples e básicos, que todos nós devemos conhecer e praticar. Seguem alguns exemplos:

- Lavar as mãos com frequência e principalmente antes de consumir algum alimento, após contato com superfícies sujas ou suspeitas de contaminação, após tossir ou espirrar e sempre que utilizar o banheiro;
- Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço de papel descartável e depositá-lo em recipiente de lixo apropriado;
- Evitar tocar na mucosa dos olhos, do nariz ou da boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, pratos, talheres ou toalhas;
- Manter os ambientes bem ventilados, evitando aglomerações e ambientes fechados;
- Manter hábitos saudáveis, com alimentação balanceada e ingestão adequada de líquidos.
 
Fonte: Portal da Saúde – Ministério da Saúde – http://portalsaude.saude.gov.br

CIDADÃO ALERTA - 2017