Cidadão Alerta!

ÉTICA



ÉTICA

Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios de comportamento que devem ser observados pelo homem perante a sociedade.  A palavra "ética" é derivada do grego “ethos”, cujo significado é “caráter”, “modo de ser”.  Diferencia-se da moral, que se fundamenta na observância a costumes e hábitos recebidos, enquanto a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.

Nair de Souza Motta(1) define ética  como sendo um "conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social".   Já para frei Leonardo Boff(2) ética é uma  parte da Filosofia que "considera concepções de fundo acerca da vida, do universo, do ser humano e do seu destino, estatui princípios e valores que orientam pessoas e sociedades".

No nosso dia-a-dia não fazemos muita distinção entre ética e moral, e acabamos usando as palavras como sinônimos.   Mas os estudiosos da questão separam estas definições. Para eles a moral é definida como o conjunto de normas, princípios, preceitos e costumes que norteiam o comportamento do individuo na sociedade em que vive; enquanto a ética é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca identificar os princípios morais de uma sociedade. Neste entendimento a ética seria filosófica e científica.

De uma forma simples, embora isto não faça diferença para quem se comporta com retidão, honestidade e responsabilidade, podemos definir ética como sendo um conjunto de princípios morais que devemos observar no nosso dia a dia; e moral como um conjunto de regras que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem na sociedade, no meio em que vive.

Exemplos de comportamento ético:
           1 - não adulterar documentos ou fatos para distorcer a verdade;
           2 - não adulterar produtos para obter vantagens;
           3 - não prestar falso testemunho para beneficiar terceiros;
           4 - não buscar obter vantagens em prejuízo de terceiros;
           5 - Não corromper ou ser corrompido;
           6 - não praticar nepotismo;
           7 - não sonegar impostos.



Referências:

(1) MOTTA: Nair de Souza. Ética e vida profissional. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural, 1984.

(2) Boff, Leonardo: Ética e Moral - a busca dos fundamentos - Petrópolis - RJ - Vozes, 2009.

 

É
 

CIDADÃO ALERTA - 2017