Cidadão Alerta!

PATRIOTISMO


Patriotismo é um sentimento de amor e respeito à Pátria e aos seus símbolos, tais como a Bandeira, o Hino Nacional, o Hino da Bandeira, o Hino da Independência, etc. É o espírito de solidariedade que une as pessoas em torno de interesses comuns em beneficio da pátria.  São atitudes de devoção, que sentimos principalmente nas comemorações de datas cívicas, como a Semana da Pátria, comemoração da Proclamação da República, etc. .

O patriotismo, segundo o grande jurista brasileiro Miguel Reale, "também significa devoção ou dedicação, orientação das forças do espírito no sentido de bem estar nacional". O bem estar da população deve estar acima de interesses ideológicos ou de grupos isolados.

Miguel Reale defende a tese de que "esquecemo-nos frequentemente de ligar cidadania a patriotismo, vocábulos que deveriam andar sempre juntos ...". Por esta abordagem, o patriotismo reune sob a sua definição um valor político e principalmente de senso de justiça. E continua: "... não é patriota verdadeiro quem fecha bondosamente os olhos ante comportamentos desabonadores de políticos, ainda que de nossa preferência partidária, e, no plano da vida civil, perante atos desairosos praticados por pessoas ligadas a nosso círculo de amizade. No Brasil, esse risco de não formular um juízo imparcial, por falso patriotismo, é bem grande, porquanto nos envaidecemos em demasia com nossa capacidade de dar sempre um "jeitinho", condenável quando significa falta de responsabilidade, ou modo astucioso de contornar o dever da verdade e da justiça".

Assim ser patriota é sentir ardor com as coisas que fazem bem ao nosso país, e indignar-se com todos os atos que denigram a sua imagem.

Ser Patriota é defender os interesses do seu país, respeitar e protejer os seus símbolos e trabalhar pela construção de um país melhor, de uma sociedade mais justa. 

 

CIDADÃO ALERTA - 2017